Rede Contábil

Fique por dentro!

Notícias

Saiba tudo sobre a contabilidade criativa e quais são os cuidados

Saiba tudo sobre a contabilidade criativa e quais são os cuidados

A ciência contábil estuda o patrimônio das entidades, no entanto, sabe-se que, na prática, não se trata apenas disso.

Assim como em qualquer outra profissão, é necessário sempre estarmos atualizados. Para os empresários, por exemplo, isso deve ficar ainda mais presente, principalmente quando se trata da parte financeira da empresa, ambiente de trabalho e estratégia para gerar bons resultados.

Apesar disso, dentre todas as informações que a contabilidade pode trazer, é fundamental ter cuidado com a contabilidade criativa, dado que se aplicada de maneira desatenta, pode trazer sérios riscos à empresa.

Contabilidade criativa
A contabilidade criativa trata-se de uma estratégia adotada por alguns profissionais de contabilidade para “maquiar” as contas e, por meio disso, conseguir investimentos de terceiros como empréstimos e financiamentos bancários.

Vale destacar, por exemplo, que alguns gestores tentam utilizar essa estratégia para alterar alguns relatórios da empresa e, assim, usam de omissões e o não cumprimento das regras contábeis com a intenção de tentarem mostrar dados mais chamativos do que realmente são.

O problema em usar esse tipo de contabilidade é que, ao tomar a medida sem comunicar ao contador, o empresário pode correr sérios riscos e cometer erros e, assim, acabar com a reputação do seu negócio.

Contabilidade criativa é ilegal?
O patrimônio que não relata a verdadeira contabilidade ou situação econômica, segundo alguns estudiosos no assunto, afirmam que havendo uma violação da lei, uma vez que as demonstrações contábeis devem mostrar o real cenário da empresa.

Assim, ao usar a contabilidade criativa, a demonstração do real pode trilhar um caminho oposto, porque sua prática é o que corrompe a estrutura das informações sobre o negócio.

Diante disso, tal prática pode ser conhecida como criminosa, já que ao alterar um relatório faz com que algum tributo deixe de ser pago, obtendo, assim, vantagem para a empresa.

Assim que uma instituição financeira percebe que há fraude em determinado negócio, poderá haver ainda um processo, com solicitação em juízo e reparo das informações que foram adulteradas.

Diante desse tipo de situação, a empresa pode ter sua imagem no mercado comprometida, podendo, até mesmo, receber uma autuação da Receita Federal por sonegação de impostos. Já o responsável pelo negócio poderá receber prisão conforme a legislação.

Fonte: https://www.contabeis.com.br/

Compartilhe essa notícia